O corrimento vaginal é algo natural do corpo feminino. Ele serve para equilibrar a flora, distinguir as fases do ciclo menstrual e também indicam desequilíbrios na saúde íntima da mulher.
É comum notar tipos de fluidos vaginais diferentes ao longo do ciclo menstrual. Pois eles mudam ciclicamente em conjunto com os hormônios em termos de aparência, consistência e volume.
Porém, algumas ocorrências relacionadas ao corrimento vaginal podem suscitar dúvidas e preocupações em muitas mulheres, e para isso, o conhecimento sobre seu corpo é fundamental!
Como deve ser o corrimento vaginal?
No início do ciclo menstrual, o corrimento tende a ser mais espesso, até o fim da menstruação, a produção de muco cervical é baixa e você pode perceber a região íntima mais seca.
A maior parte de corrimento é produzida durante os dias que antecedem a ovulação, sendo este mais elástico e transparente, como a clara de ovo.
Quais os sinais de que algo não vai bem?
- Cor diferente
Algumas infecções ou doenças podem apresentar diferentes colorações, como:
- Amarela ou esverdeada: pode indicar infecções sexualmente transmissíveis
- Rosa: comum nos últimos dias de menstruação, também pode indicar gravidez
- Marrom: infecções sexualmente transmissíveis ou fim da menstruação
- Acinzentado: vaginismo bacteriano
- Branco espesso: candidíase
- Mau odor
Caso o corrimento apresente forte odor similar ao de peixe, cheiro de metal ou qualquer cheiro diferente, é importante marcar uma consulta!
- Mudanças na consistência
Corrimento grumoso, fino ou grosso demais, ou com muito volume também pode indicar alterações na flora vaginal.
O corrimento vaginal atípico pode indicar várias alterações, como infecções, ISTs, desequilíbrios bacterianos, ou em casos raros, câncer do colo do útero.
Fazer exames regulares, como o Papanicolau, podem ser essenciais para prevenção e detecção de doenças.
Se você suspeita de corrimento vaginal anormal, não deixe de agendar uma consulta para entender as causas e buscar o tratamento melhor, e mais rápido.
Eu estou aqui para te ajudar!
Para agendar um horário, clique aqui.
Dra. Daiane Kuhne
Ginecologia e Obstetrícia
CRM/RO 2889 – RQE 1235