Não consigo engravidar. O que pode ser?
A jornada para a maternidade é repleta de expectativas e sonhos, mas nem sempre o caminho é tão linear quanto se espera.
A infertilidade é um problema que atinge muitos casais no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Reprodução Assistida, 8 milhões de pessoas podem ser inférteis.
Muitas mulheres, após a primeira tentativa de engravidar sem sucesso, enfrentam um turbilhão de emoções que podem variar desde a frustração até o desespero.
A FEBRASGO indica que algumas considerações devem ser feitas para que possíveis causas e tratamentos sejam identificados.
Mulheres < 35 anos – sem fatores de risco – Investigação após 1 ano
Mulheres > 35 anos – sem fatores de risco – Investigação após 6 meses
Mulheres >= 40 anos – com fatores de risco – Avaliação precoce conforme a suspeita
Essas diretrizes auxiliam no cuidado de cada paciente.
Mas o que são os fatores de risco?
Os fatores de risco em uma gravidez são condições ou circunstâncias que aumentam a probabilidade de complicações para a mãe, o feto ou o desenvolvimento da gravidez. Eles podem estar relacionados à:
- Idade
- Histórico pessoal ou familiar de doenças
- Condições médicas pré-existentes (Diabetes, hipertensão…)
- Estilo de vida (alcoolismo, tabagismo ,obesidade)
Ainda assim, alguns outros fatores do corpo femino podem estar diretamente relacionados à infertilidade.
Síndrome dos Ovários Policísticos
Cerca de 85% dos casos de anovulação em mulheres na idade reprodutiva estão ligados à SOP.
A síndrome dos ovários policísticos afeta em média 1 entre 12 pessoas do sexo feminino. E pode ocorrer pela genética, desequilíbrio hormonal, excesso de insulina e outros fatores. É um fator que pode levar à infertilidade, mas possui tratamento.
Obesidade
Mulheres obesas têm 3x mais chances de sofrer com a infertilidade, por ausência de ovulação. Isso ocorre porque o corpo produz altos níveis de estrogênio, que interferem no ciclo menstrual e na ovulação. Além disso, o excesso de ácidos graxos podem prejudicar os tecidos reprodutivos.
Por isso, descobrir a causa da obesidade, aliada ao tratamento específico e um estilo de vida mais saudável são essenciais para uma gravidez sem riscos.
Endometriose
A endometriose é uma doença caracterizada pela presença de tecido endometrial fora do útero. Ela causa cólicas menstruais intensas e sangramento irregular. Além disso, ela pode afetar a fertilidade em diversas formas como:
- Interferir na ovulação
- Afetar a qualidade do óvulo
- Inibir a liberação do óvulo
O diagnóstico da endometriose precisa ser realizado precocemente, para aumentar as chances de tratamento.
Parceiro infértil
Além dos exames femininos, é importante que seja realizado o espermograma, um teste laboratorial para avaliar a composição do sêmem do paciente e suas condições físicas.
É possível que alguns distúrbios no sistema reprodutor masculino possam causar infertilidade, sendo ele a causa e não a mulher.
Cuide-se
Se você deseja ter uma gravidez saudável, é preciso se preparar tanto físicamente quanto emocionalmente. A chave para isso está no cuidado pré-natal.
É recomendado que ao planejar uma gravidez, a mulher possa buscar orientação de um profissional de saúde, preferencialmente uma ginecologista ou obstetra.
Assim, todos os exames, tratamentos e dúvidas poderão ser resolvidos da melhor forma possível, com acompanhamento de quem entende do assunto, e prevenindo eventuais complicações.
Cada gestação é única, e um acompanhamento adequado faz toda a diferença. Sua saúde e a saúde do seu bebê merecem toda a atenção e cuidado que você pode proporcionar!
