Dr. Daiane Daiane Kuhne – Ginecologista e Obstetra

DIU de Cobre – O que é?

DIU de cobre, hormonal, de prata, com ou sem hormônio… Sabemos que todos estes são métodos de prevenção contra a gravidez. Mas como o DIU funciona em nosso corpo? Neste texto, falaremos sobre a diferença do DIU de Cobre e hormonal, suas vantagens, desvantagens e suas indicações.

O que é DIU?

O Dispositivo Intrauterino, conhecido como DIU, é um pequeno objeto flexível em forma de T, inserido no útero para prevenir a gravidez. Ele possui duração média de 10 anos e facilita o dia a dia de mulheres que costumam esquecer de tomar a pílula anticoncepcional. Ele é inserido no útero por meio de um procedimento médico com anestesia local ou geral.

DIU de Cobre vs. Hormonal: Qual a diferença?

O DIU de cobre faz parte dos métodos contraceptivos de barreira, ou seja, ele impede que os espermatozoides cheguem até o óvulo, impossibilitando a gravidez. Uma das preocupações femininas é que o DIU seja “rejeitado” pelo corpo, devido ao cobre. No entanto, o corpo do dispositivo é confeccionado em polietileno, que é um tipo de plástico biocompatível.

Dentre as vantagens, o DIU de cobre é conhecido por ser livre de hormônios, podendo ser usado por praticamente todas as mulheres, e não tem muitos efeitos colaterais.

Já o DIU Hormonal, além de ter uma parte de cobre, libera hormônios que dificultam a jornada dos espermatozoides e tornam o muco cervical mais espesso, evitando a gravidez. Este é indicado para mulheres que, além da gravidez, desejam prevenir outros sintomas causados por alterações hormonais, como cólicas fortes.

O DIU pode ser usado em qualquer idade do período reprodutivo. O médico deve sempre avaliar se este é o método mais adequado para a mulher. Além disso, ele pode ser retirado a qualquer momento. 

Como escolher o DIU ideal?

Se você prefere uma opção sem hormônios, o DIU de Cobre pode ser o seu herói. Para quem busca alívio das cólicas e um período menstrual mais tranquilo, o DIU Hormonal é a escolha certa. No entanto, a decisão final depende das suas necessidades e preferências.

A Consulta é a Chave

Somente uma ginecologista pode orientar sobre qual é o método certo para o seu corpo. Agende uma consulta para discutir suas necessidades e encontrar o DIU perfeito para você. Cada corpo é único, e o que funciona para uma pessoa pode não ser o melhor para outra.

Sinta-se à vontade para entrar em contato e agendar sua consulta.

Sua escolha, sua saúde, sua tranquilidade!

Dra. Daiane Kuhne
Ginecologia e Obstetrícia
CRM/RO 2889 – RQE 1235