Dr. Daiane Daiane Kuhne – Ginecologista e Obstetra

A Jornada da Menopausa: o que toda mulher deve saber sobre essa fase de transição

A menopausa é um processo natural que ocorre entre os 45 e 55 anos, e marca o fim do ciclo reprodutivo. Essa jornada é bastante individual, mas pode tornar-se desafiadora para muitas mulheres, uma vez que provoca diversas mudanças físicas e emocionais no corpo feminino.

Como saber se estou na menopausa?

Apesar de ser um período bastante individual, a menopausa possui sintomas comuns que podem ser apresentados como:

  • Ansiedade
  • Irritabilidade
  • Ondas de calor
  • Alterações na libido
  • Alterações vaginais
  • Alterações de humor
  • Dificuldade para dormir

Sabemos que estes sintomas afetam a mulher de forma incômoda e progressiva, e podem atrapalhar seus relacionamentos e bem-estar consigo mesma. No entanto, esta jornada de transformações pode ser atravessada de forma mais leve.

Atividade física

Manter constância em hábitos saudáveis como correr, fazer ginástica, caminhar ou outras atividades faz bem para o corpo e para a mente. Realizar pelo menos 30 minutos de atividades físicas aeróbicas por dia ajuda a controlar a pressão arterial, previne doenças cardiovasculares e mantém a disposição para realizar as tarefas do dia a dia.

É muito importante fazer uma atividade física na qual você sente prazer em realizar, e manter uma rede de apoio para driblar os sintomas desta etapa da vida. Chame a família e vamos juntos!

Alimentação saudável

Alguns alimentos podem ser grandes aliados para aliviar sintomas da menopausa. Dê preferência para alimentos com:

  • Fitoestrogênios: encontrados em frutos secos, cereais, oleaginosas, atum e salmão.
  • Cálcio: disponível em leite e derivados como iogurte, queijo branco, brócolis.
  • Vitamina C: presente na laranja, mamão, morangos.
  • Vitamina D: encontrada na castanha do Pará, abacate e azeite.

Estas vitaminas possuem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, além de fortalecerem o sistema imune e auxiliarem na hidratação da pele. Alimentos com cálcio ainda ajudam a prevenir a osteoporose, doença que enfraquece os ossos e atinge muitas mulheres na menopausa.

É sempre muito importante procurar um médico ou nutricionista antes de iniciar qualquer plano alimentar. Isso porque alguns alimentos podem afetar o seu corpo de outras maneiras.

Terapia de Reposição Hormonal

A terapia de reposição hormonal é indicada para mulheres que apresentam sintomas mais graves e recorrentes como fogachos intensos, secura vaginal, dores nas relações ou infecções e em outro caso, auxilia na prevenção da osteoporose.

Para realizar a terapia de reposição hormonal é muito importante um acompanhamento médico, tendo em vista que, se utilizada tardiamente, a terapia pode ser um risco para a saúde da mulher, como doenças cardiovasculares.

A menopausa, embora seja uma fase de transição repleta de mudanças físicas e emocionais, é, antes de tudo, uma jornada natural na vida de toda mulher.

Este período, muitas vezes desafiador, pode ser encarado como uma oportunidade de redescoberta, de fortalecimento de laços e, principalmente, de amor próprio.

Que cada mulher, ao atravessar esse período de transformação, encontre em si mesma o amor e a aceitação necessários para viver plenamente cada etapa.

Não deixe de procurar uma ginecologista para ter o acompanhamento e auxílio necessários.

Você não está sozinha nesta jornada!