Dr. Daiane Daiane Kuhne – Ginecologista e Obstetra

Candidíase: por que acontece e como evitar recorrências

A candidíase é uma infecção vaginal que atinge 3 em cada 4 mulheres. Sendo o fungo Candida Albicans um agente responsável por 80% dos casos. 

Apesar de tratável, a candidíase pode se tornar um problema recorrente por causa de alguns fatores, sendo um incômodo para a vida da mulher.

Neste texto, abordamos as principais causas pelas quais essa condição ocorre, os sintomas, e oferecemos dicas práticas sobre como evitar episódios frequentes.

Antes de tudo é importante saber que a candidíase ocorre por causa de um desequilíbrio do fungo Candida, que normalmente coexiste em nosso corpo. E este não é um problema que atinge somente as mulheres!

Alguns fatores podem desencadear desequilíbrios, como:

Clima quente e úmido

Pode aumentar a proliferação do fungo, com o uso de biquínis molhados por muito tempo ou não trocar de calcinha após realizar exercícios físicos.

Roupas íntimas apertadas ou sintéticas

Principalmente em dias quentes como os atuais, calcinhas ou roupas muito apertadas, que não sejam de algodão podem abafar a região íntima e promover o desequilíbrio da flora genital. 

Sistema imunológico enfraquecido

Pode ser causado através do uso de antibióticos ou medicamentos que afetam o sistema imunológico, hábitos alimentares não saudáveis como o consumo de alimentos muito inflamatórios para o corpo (ultra processados como salgadinhos e refrigerantes), a falta de exercícios físicos ou até mesmo altos níveis de estresse podem desencadear um distúrbio no sistema imunológico, que desregula a flora vaginal. 

Mulheres com diabetes ou outras doenças que afetam o sistema imunológico também são mais propensas a desenvolverem a infecção. 

Má higiene

Realizar a limpeza incorreta da região íntima também pode ser um dos fatores que causam candidíase. É importante limpar a região íntima com movimentos de frente para trás ao usar o banheiro, higienizar a vulva, não a vagina e evitar sabonetes e perfumes com fragrância para a higienização. 

Na maioria das mulheres, a Candidíase apresenta sintomas como:

  • Coceira
  • Queimação
  • Secreção geralmente espessa, sem cheiro
  • Dor durante o sexo
  • Desconforto ao urinar

Nos homens, estes sintomas podem aparecer como: 

  • Pequenas manchas vermelhas no pênis;
  • Edema leve;
  • Lesões em forma de pontos;
  • Coceira.

No entanto, alguns casos podem se manter assintomáticos, e por isso é sempre muito importante realizar consultas de rotina no ginecologista, ou urologista, para os homens. Qualquer alteração na região íntima será avaliada e tratada conforme cada caso.

Mudanças no estilo de vida e o uso de produtos higiênicos adequados minimizam a reincidência da infecção.

Tratamentos via oral ou aplicação vaginal são recomendados. A candidíase também pode atingir outras partes do corpo como boca, unhas e até mesmo na pele. 

Caso você perceba que o seu fluido vaginal está branco, grumoso e com forte odor, pode ser um sinal importante de Candidíase, e é necessário procurar auxílio médico para entender o melhor tratamento. 

Exames de rotina também podem identificar a presença de candidíase no órgão genital.

Cuide da sua saúde íntima e agende uma consulta. 

Dra. Daiane Kuhne
Ginecologia e Obstetrícia
CRM/RO 2889 – RQE 1235